Universidade Federal do Sul da Bahia
Fórum do Sensível
Jefferson Jesus Santos


Meu espaço na sociedade.


Quando eu ainda era muito pequeno, passei a morar com 7 freiras em uma creche, minha vida resumia-se apenas na creche e escola. As freiras que me criaram me ensinaram algumas coisas, muitas delas sobre a vida religiosa, sobre meu espaço na Igreja. Como fui criado por freiras, logo que tive a idade para fazer catequese, eu a fiz e lá me ensinou um pouco mais sobre meu espaço na Igreja. Aprende com a religião, ter fé em Deus, amar ao próximo assim como amo meus pais e irmãos, tive discernimento para entender o que nos olhos da Igreja era o certo e o que era o errado. Minha educação foi baseada nisso. O tempo foi passando e aprendia aos poucos dentro de casa os meus direitos e os meus deveres, aprendi que o lixo jogado no chão, gera poluição e pode ter outros problemas ainda mais graves, aprendi que se eu tomar posse de algo que não é meu, eu posso ser punido por isso.
Eu acho que na escola é o local onde mais aprendemos sobre os direitos e deveres, eu tenho o dever de fazer as atividades, o dever de cumprir os horários, eu tenho o direito de ter uma educação de qualidade, o direito de ter uma escola com estrutura de qualidade, entre outras coisas.
Quando fui estudar no modelo, recebi o convite de mobilizar a escola para um protesto que estava tendo em frente a sede da prefeitura, protesto este, que era contra o aumento do valor da passagem. Logo no início fiquei receoso, com medo de sofrer algum tipo de represália, pois não sabia se aquilo estava certo, mas o cidadão que vive numa democracia, tem o direito de protestar, o direito de reivindicar por algo de qualidade, por algo que esteja acessível para todos daquela comunidade. Participei desse protesto e lá fui convidado para fazer parte do COESO (Comitê Entidades Sociais) e do UJC (União da Juventude Comunista). Fiquei contente com os convites, mas não aceitei nenhum dos dois, eu era inexperiente nesse tipo de assunto e tive medo de ser usado como massa de manobra.

De lá pra cá, participei e organizei muitos outros protestos, mas o que mais me marcou foi a temporada de Julho de 2013, quando fizemos como forma de protesto, um acampamento em frente a prefeitura de cidade e ficamos lá por 98 dias. Lá que eu realmente aprendi os meus direitos, aprendi onde é realmente meu espaço na sociedade, li muitos documento, participei de diversas assembleias, foi uma experiência impar onde aprendi muitas coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas