Saúde Pública?


Na quinta feira, 17, precisei de atendimento da SAMU, este, não demorou muito, fez um atendimento excelente e humanizado. Com auxilio de vizinhos conseguimos botar meu avô na ambulância, que partiu em disparada para o hospital, eu com meu carro fui logo atrás, atravessando o trânsito caótico das manhãs ilheense, sinal fechado, radares, tudo ficou para trás afim de acompanhar meu avô que se encontrava numa situação bem delicada. No caminho os socorristas ligaram para o Hospital São José para comunicar que estavam com paciente que seria encaminhado para aquela unidade. Lá chegando, tiramos a maca de dentro da ambulância, levamos para um corredor e em menos de dois minutos fomos informados que não havia vagas. Fiquei um tanto chateado, pois ligamos antes, esperou tirar o paciente da ambulância, no momento estava chovendo muito, para que só depois informasse que não havia vagas. Ouvi uma voz dizendo "não há vagas porque é pelo SUS, mas se fosse particular, sempre teria vagas". De fato, é uma coisa que acontece constantemente e não é escondido de ninguém. Retornamos então para a ambulância e partimos para o Hospital Regional Costa do Cacau. Fiquei mais tranquilo, acreditava que por ser um hospital maior e novo, teria todo e qualquer tipo de atendimento. Chegamos, ele foi atendido e medicado, ficou em observação. No dia seguinte, a noite meu avô foi diagnosticado com pneumonia, complicações renal, problema vascular e insuficiência respiratória. Ele precisava ser transferido para um outro hospital que tivesse médico angiologista, mas teria que esperar até segunda feira para passar pela regulação, que não funciona no fim de semana. Na noite de sábado para domingo o quadro dele se agravou, foi necessário três aplicações de morfina, 2ml cada aplicação, ele vomitava muito. Pouco antes do meio dia de domingo ele foi encaminhado para semi UTI onde foi incubado. Por volta das 14 horas, não resistindo a hemorragia interna, de causa ignorada, ele veio a óbito.

"Gemidos de uma noite de domingo madrugada, 
lágrimas em gotas, em pingos são enxugadas,
vozes soadas em gritos, em doses meio falhadas,
abraços em amigos que trazem uma palavra."

"Por necessário a sua existência terrana,
 entregaremos seu corpo a terra,
terra terra, cinza cinca, pó a pó
o espírito nós os deixamos nas mãos de Deus.
Este é o ponto final de uma vida,
no sepulcro não há obras,
nem conhecimento e nem sabedoria
e a ele todos nós iremos nos encontrar,
confiamos naquele que diz, 
Eu sou a ressurreição e a vida, 
aquele que crê em mim, 
ainda que seja morto,
VIVERÁ."


Ao Cubo - Naquela Sala.

Comentários

Postagens mais visitadas